segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ação diminui em 70% os casos de dengue no município


Prevenção! Essa foi a palavra de ordem para uma população sofrida com a perda de parentes, amigos e vizinhos. Desde o início do ano, Jequié veio sentindo os efeitos da falta de medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

De acordo com dados divulados em maio de 2009, o município jequieense, localizado na região sul da Bahia, liderava o número de ocorrências de casos de dengue no Estado. Com 145 mil habitantes, o município registrou 16% das notificações da doença, até o meio do ano. Em números isso quer dizer que dos quase 60 mil registros da doença na Bahia, Jequié foi responsável por 9.720 casos. Os números alertam para o perigo, quando comparado ao índice permitido pela Organização Mundial de Saúde – OMS, de 1%.

           AÇÃO – Em virtude do cenário encontrado em Jequié, o deputado federal e candidato à reeleição, Roberto Britto, interviu junto à Secretaria de Infraestrutura e ao governador, Jaques Wagner, afim de trazer uma solução imediata para os casos de dengue que estavam se multiplicando pela cidade.

Avaliada a situação pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), foi constatada a necessidade de ser realizado um "faxinaço" nos canais da cidade, com a finalidade de impedir o avanço da doença, por meio da remoção de qualquer tipo de objeto que acumulasse água e que pudesse se tornar um potencial criadouro do mosquito.

A ação que começou a ser executada em outubro do ano passado, garantiu a limpeza dos 26 canais de drenagem de água pluviais da cidade, que totalizam, aproximadamente, 3 Km. Um dos critérios utilizados para desenvolver o serviço, foi identificar às áreas de maior risco, ou seja, as chamadas “áreas quentes”. "Jamais poderia permitir que essa situação comprometesse, ainda mais, às vidas das famílias da minha terra. Sou um representante deste povo e é meu dever trabalhar em benefício de todos", defendeu Britto. 

A Bahia precisa de pessoas que lutam pela saúde e qualidade no dia-a-dia do povo. Vote consciente no dia 3 e outubro, vote Roberto Britto 1123.

Nenhum comentário: